Denominador Comum | Common Denominator
2008

Este trabalho foi pensado para a exposição Passagens Secretas, realizada no Centro Cultural São Paulo. A mostra teve como foco a aproximação dos artistas com o público frequentador do local. Denominador comum foi elaborada a partir da busca de um ponto de união entre mim e o Centro Cultural, representado pelo seu acervo de artes visuais, seu grupo de funcionários e seus frequentadores. Para tanto, elenquei quatro características pessoais: meu nome (Ana), meu sobrenome (Teixeira), meu local (Caçapava) e ano de nascimento (1957). A pesquisa de público tentava encontrar pessoas com as “minhas” características, resultando em uma videoinstalação que expôs o Inventário e o Imaginário, as duas vertentes nas quais o projeto foi baseado. No Inventário, foram mostradas as cartas enviadas aos diferentes grupos de possíveis participantes, as fotos da ação e os gráficos com o registro final de todo o processo. No Imaginário, estavam um monitor grande expondo 21 depoimentos de participantes respondendo perguntas inerentes à condição do denominador comum em relação a mim, e um monitor pequeno expondo minhas respostas às mesmas perguntas.

This work was conceived for the exhibition Passagens Secretas, held at the cultural center called Centro Cultural São Paulo. The show was focused on the approximation of artists with the center’s regular users. Denominador comum was developed based on the search for a meeting point between the cultural center, represented by its collection of visual arts, its staff, and its users, and me. To this end, I listed four personal characteristics: my name (Ana), my last name (Teixeira), my place (Caçapava), and the year of my birth (1957). The public research aimed to find people with “my” characteristics, resulting in a video installation that showed the Inventário [Inventory] and the Imaginário [Imaginary], the two aspects on which the project had been based. The Inventário showed the letters sent to the various groups of possible participants, the photos of the action, and the charts with the final record of the entire process. The Imaginário consisted of a large monitor showing twenty-one statements by participants responding to questions inherent to the condition of the common denominator in relation to me, and a small monitor showing my responses to the same questions.

Leia aqui o texto crítico de Paula Alzugaray: Denominador Comum

Critical Text by Paula Alzugaray: Common Denominator

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